Califórnia Centro


Carmel

Com sua mistura arquitetônica de chalés dos Alpes suíços e dos livros de história ingleses, a pequena cidade de Carmel, no Norte da Califórnia, lembra uma versão de Disneylândia da Europa. Mas caminhe algumas poucas quadras até a praia íngreme a arenosa de Carmel e a vista é pura Califórnia: a costa escarpada do Pacífico com afloramentos rochosos, ciprestes e a área verde radiante do famoso campo de golfe de Peeble Beach.




A cidade, de cerca de 2,6 quilômetros quadrados, não possui postes de luz, parquímetros ou mesmo numeração nas casas, mas você não a chamaria de discreta.


Carmel é um local de imóveis altamente valorizados, e o vale ao redor está repleto de restaurantes de ponta, vinícolas-butique e lojas preciosas.



 Carmel já teve sua cota de moradores de destaque, mas poucos tão duradouros ou queridos como Clint Eastwood, que foi prefeito da cidade de 1986 a 1988 e ainda mora na área. Você pode vislumbrá-lo em seu restaurante em Mission Ranch (26270 Dolores Street; 831-624-6436; missionranchcarmel.com), sua propriedade de nove hectares nos arredores da cidade, onde ele costuma comer com sua família e receber velhos amigos no piano bar.



A parte que todos visitam em Carmel abrange uns 8 quarteirões no máximo na rua princial. Existem mais uns 2 quarteirões pra cada lado. Depois de visitar o centrinho, cheio de lojas, antiquários e galerias de arte, dá pra descer até a praia pra dar uma olhadinha.




 Carmel possui paisagens maravilhosas.




Uma dica é não pegar praia em Carmel, pois a água do mar é muito fria e venta tanto quanto em São Francisco. Concentre-se em passear nas lojas e comer docinhos com café nos diferentes cafés que tem por lá.

Uma dica para comer é o La Bicyclette. Ótimo para almoçar. O lugar é um charme e está sempre movimentado. O menu tem pizzas deliciosas!





Grasing's: Para quem gosta de carnes, esse é o lugar! Experimente também a batata trufada…imperdível!




Casanova: Restaurante italiano super charmoso. Olhando da entrada parece pequeno, mas lá dentro é um labirinto.



Se você quiser colocar  um pouco de cultura na sua visita, dirija até a Carmel Mission, e visite a igreja datada de 1771 e já foi a maior Missão da California. A Missão de San Carlos Borromeo del Rio Carmelo (3080 Rio Road; 831-624-1271; carmelmission.org; US$ 5) foi fundada em 1771 pelo padre Junipero Serra e já foi o quartel-general de todo o sistema de missões da Califórnia. Conhecida mais simplesmente como a missão de Carmel, o local inclui um jardim repleto de papoulas, um cemitério coberto de haliotes e uma basílica de pedra com obras de arte originais do século 18. No Museu do Mosteiro da Missão, você pode espiar os aposentos espartanos do padre Serra - uma mesa, cadeira e uma cama de madeira de aparência altamente desconfortável - e checar sua coleção de livros, identificada como a primeira biblioteca da Califórnia.



 
Se tiver tempo, outra dica é ir visitar Big Sur. Simplesmente demais! Fica  aproximadamente 45 minutos de carro de Carmel.




Monterey

Localizada cerca de 200 km ao sul de San Francisco, a península de Monterey é rota freqüente dos bebedores de vinho, especialmente os mais requintados. Não porque a região tenha vinícolas mais sofisticadas do que as demais, mas porque é cheia de hotéis e restaurantes chiques. Os melhores vinhos de Monterey são das variedades cabernet sauvignon, chardonnay, merlot, pinot noir e riesling.

Na Península de Monterey ficam a cidade de Carmel, e a 17-Mile Drive. A 17-Mile Drive é uma estrada cênica de 27,3 km. Na maior parte do caminho, dá para ver o oceano Pacífico, os ciprestes típicos da região, belos campos de golfe e mansões. O passeio é lindo, mas precisa ser feito de carro. Há taxa de entrada, mas ciclistas não pagam.





Em Monterey a parada obrigatória é o Monterey Bay Aquarium (www.mbayaq.org), lindo e cheio de espécies diferentes. O aquário abre diariamente, das 10h às 18h, exceto no dia 25 de dezembro. O aquário, que mostra também a flora e a fauna do canyon submarino da baía de Monterey, são é grande que sua manutenção é feita por mergulhadores.





Se você estiver com desejo de provar um caldo/sopa de frutos do mar (clam chowder), você com certeza irá encontrar no Fisherman's Wharf, ou cais dos pescadores. Como o seu homônimo de São Francisco, foi todo reformado, abriga lojas, restaurantes, bares e está sempre cheio de gente. E se você ainda tiver tempo, não deixe de andar de caiaque.








Em Monterey é possível passar pela Bixby Creek Bridge, a histórica ponte com mais de 215 metros de extensão e 85 metros de altura ficou conhecida por encurtar viagens de dias dos antigos moradores da região, pois tinham que contornar a região para chegar ao outro lado, além de ter sido a ponte com o maior vão do solo por bons anos!







Santa Cruz

Santa Cruz é uma cidade localizada no estado norte-americano da Califórnia, no condado de Santa Cruz, do qual é sede. Foi incorporada em 31 de março de 1866.




A cidade é conhecida pela cultura do surf e skate, sendo um dos melhores destinos dos Estados Unidos para surfar e campeonatos de skate. Abriga o Museu do Surf, e muitas empresas que fabricam pranchas, skates e roupas.


A Natural Bridges State Beach, é uma praia “"parque"” de cerca de 26 hectares. O Local recebeu este nome pela existência de 3 arcos que se assemelhavam com uma “ponte”. Trata-se de uma formação de argilito natural que fora esculpida pelo Oceano Pacífico. Os arcos foram formados há milhões de anos atrás, quando uma combinação de silte, argila e diatomáceas “virou pedra”.
Com a erosão das ondas, as falésias típicas da região surgiram, por algum motivo neste local 3 arcos foram “esculpidos”. Infelizmente, dos três arcos originais, apenas um permanece aparente e por pouco tempo.


O primeiro arco caiu durante o início do século 20 e o segundo arco desabou durante uma tempestade em 1980. O único arco que sobrou foi justamente o que ficava no meio e está condenado, a ruir à qualquer momento, devido às forças erosiva dos ventos e ondas.


No passado os visitantes eram autorizados a subir, caminhar, mas agora o acesso ao arco é fechado ao público. A única maneira de contempla-lo é da praia ou do mirante instalado no alto da falésia.


Um passeio lento por West Cliff Drive oferece vistas de ciprestes, penhascos e surf breaks épicos. Estacione no Wilder Ranch State Park (1401 Old Coast Road; 831-423-9703; parks.ca.gov), um parque com 2.800 hectares com várias trilhas para caminhadas que atravessam florestas enevoadas de amieiros, abetos de Douglas e sequóias costeiras. O parque também é lar de linces, porcos selvagens e um puma ocasional.



Após pedir um rolinho quente de canela amanteigado (US$ 2) no Linda’s Seabreeze Cafe (542 Seabright Avenue; 831-427-9713; seabreezecafe.com), caminhe pela vizinha Seabright State Beach (East Cliff Drive com Seabright Avenue), um longo trecho de areia branca a bronzeada, com um pequenino farol, uma buzina de neblina e uma caverna



O Cais Municipal (21 Municipal Wharf; 831-420-6025; santacruzwharf.com), é um grande píer construído em 1914 que atrai pescadores e bandos de leões-marinhos.




Yosemite National Park

Localizado no Leste da Califórnia, numa região que abriga 3 dos 5 parques nacionais mais antigos dos EUA, o imenso Parque Nacional de Yosemite é tão vasto que chega a ter quase o mesmo tamanho do menor estados dos Estados Unidos. O estado de Rhode Island.




Com uma beleza ímpar e uma diversidade de paisagens surpreendente, O Parque Nacional de Yosemite atrai milhares de turistas todos os meses e que fazem dele o terceiro Parque Nacional mais visitado dos EUA. Perdendo apenas para o Great Smoky Montains National Park e o Grand Cannyon National Park.




Além de toda sua a beleza natural, o Parque Nacional de Yosemite teve um papel fundamental na concepção do conceito moderno de áreas naturais protegidas. E desde 1984 figura entre os Patrimônios Mundiais da Humanidade.




O melhor sobre qualquer parque nacional americano é que você não precisa ser super aventureiro ou mega fit para aproveitar o passeio. Independente do seu perfil, seja você viciado em trilhas e natureza, hiker experiente ou um ecoturista que adora o verde, mas prefere trilhas mais leves e uma boa infraestrutura para poder desfrutar a paisagem, você sempre irá encontrar algo para o seu estilo de viagem. O Yosemite National Park é assim, um lugar onde há roteiros para todos os gostos e principalmente atividades suficientes para você conhecer a região em 1, 3 ou até 30 dias!

Yosemite Falls: uma das cachoeiras mais altas do mundo com 739 metros de altura. Impressionante. Estacione o carro e façai uma pequena trilha chamada “Lower Yosemite Falls”. A trilha tem 1,6 km ida e volta, mas quem vem caminhando do estacionamento pode levar mais uns 20 minutos para chegar ao inicio do percurso. A trilha é bem fácil e toda pavimentada, ou seja, dá para levar crianças com carrinho e cadeirantes.


Uma outra trilha, é de outra cachoeira chamada Vernal Falls. A trilha é dividida em dois pedaços, até a ponte (2,6 km ida e volta com direito a muita subida) e para quem quer chegar até o topo da cachoeira, o que sinceramente é recomendado, 4,6 km ida e volta.




A entrada no Parque Nacional custa 20 dólares e é válida por uma semana. A entrada inclui acesso gratuito nos ônibus do parque que te levam para todos os lugares.




No inverno, a grande maioria dos restaurantes estavam fechados. Para quem quiser economizar, a dica é trazer um piquenique de fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário